Mulheres & Cavalos

“Primeiro Deus fez o Homem, depois ele pensou melhor e fez a Mulher. Quando teve tempo ele fez o cavalo, que tem a coragem e espírito de homem com a beleza e graça da mulher”
“Um dos mistérios da vida é a paixão que existe entre mulheres e cavalos.” Pat Roberts – (escultora de cavalos em bronze – esposa do Monty Roberts)
Nos últimos 100 anos, vimos os cavalos passarem de ferramenta de trabalho e guerra para as atividades sociais, esportivas e até fazer “parte da família”. Ele deixou de ter tarefas utilitárias e passou a participar da vida de muitas pessoas. Nos últimos 50 anos, a predominância de homens nas atividades com cavalos, passou para uma situação em que hoje temos uma predominância de mulheres lidando com eles.
Como a maioria dos brasileiros, fui criado com uma visão machista da atividade equestre. Minha convivência com cavalos nas fazendas dos avós sempre foi predominantemente com homens. Somente após iniciar minhas viagens a cavalo pelo mundo, e no Brasil guiando estrangeiras (80% dos clientes internacionais que recebo mensalmente são mulheres) que comecei a ter um novo olhar para essa relação mulher cavalo. Nos últimos anos, foram inúmeras vezes em que passei semanas cavalgando com mulheres das mais diversas idades, origens, atividades e formação. Na maioria das vezes eu era minoria, senão o único homem. Nestas viagens, mais do que tudo, escutei, observei e aprendi a ver a conexão especial que existe entre mulheres e cavalos. Eu pude comprovar que muitas mulheres sentem uma atração descrita como magnética para com seus cavalos. Muitas mulheres dizem que não apenas querem cavalos em suas vidas mas que precisam de cavalos em suas vidas.
Decidi pesquisar mais o tema e encontrei em Mary Midkiff e seu livro Voando Sem Asas – Como os Cavalos Tocam a Alma das Mulheres, respostas para muitas das dúvidas que eu ainda tinha. (editei o livro no Brasil em 2011*). Encontrei também informações interessantes no trabalho do índio americano, treinador de doma índia GaWaNi Pony Boy. Ele descreve que entre seu povo, historicamente, as mulheres cuidavam dos cavalos e os homens usavam os cavalos. As mulheres tratavam e davam amor a seus cavalos, enquanto os homens se serviam das habilidades e atributos dos cavalos. E isso mais ou menos foi o que aconteceu através da história do mundo…
Durante esses anos todos eu me perguntei o que existe de tão forte entre mulheres e cavalos? É mais do que uma relação intensa, uma sintonia, é algo de inegável força que é difícil descrever. Uma das perguntas, são as mulheres atraídas pelos cavalos ou o inverso? Será que as mulheres tem algum dom que os homens não tem, para se relacionarem assim com cavalos? É obvio que mulheres tem um instinto maternal que faz com estejam programadas para cuidar de seu “rebanho.” Para mim é indiscutível que mulheres têm uma afinidade especial com cavalos. Se existem razões psicológicas para mulheres serem atraídas pelos cavalos? Homens e mulheres interagem de forma diferente com cavalos, principalmente quando crianças e jovens.
Se algum animal tem o poder de tocar nossa alma, com certeza esse animal é o cavalo.

f

Deixe um comentário