Viajando à cavalo

Relatos da viagem a cavalo que estou fazendo …!


A aventura dos cavaleiros começa dia 09 maio de 2016. Juntos, eles percorrem os mais de 1700 km dos quatro caminhos da Estrada Real, que atravessam três Estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os objetivos são nobres: o primeiro é ressaltar a importância do bem-estar animal, seguido de incentivar a valorização do patrimônio histórico-cultural das antigas Estradas Reais, através do turismo equestre. Estes dois propósitos uniram José Henrique Castejon, Paulo Junqueira Arantes, Frederico Simioni e Sergio Lima Beck para encarar a aventura de percorrer, durante 45 dias, os quatro trechos que compõem o caminho completo da Estrada Real.
Estes trechos dividem-se em quatro caminhos: Caminho dos Diamantes, Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho de Sabarabuçu. No total, serão 60 cidades percorridas nos três estados e, entre elas, várias se destacam por sua importância histórica, arquitetura e obras como Diamantina, Ouro Preto, Paraty, São João Del Rey e Tiradentes. “Muitos trechos também se destacam por serem regiões que deram origem às raças de cavalos Campolina, Pêga e Mangalarga, que será a raça oficial da cavalgada. Importante também destacar que o percurso pelas trilhas possui paisagens deslumbrantes”, comenta Paulo Junqueira Arantes, empresário que já realizou inúmeras viagens a cavalo em quase todas regiões do Brasil e vários países. Paulo contabiliza que a expectativa é percorrer os quase 1800 quilômetros totais da Estrada Real em 45 dias, dividindo a aventura em um dia de descanso a cada 400 quilômetros. Neste dia de “repouso”, além do descanso da tropa, as ferraduras dos cavalos serão trocadas para assegurar o bem-estar dos animais.
“O Caminho da Estrada Real é a uma estrada turística com demarcação e apelo histórico do Brasil, com histórias que remetem ao Brasil colonial, quando o ouro, a prata e diamantes percorriam estes trechos para serem transportados para Portugal”, reforça José Henrique Castejon, produtor rural, criador de cavalos de polo e ex- competidor deste esporte.

Bem estar animal

A Estrada Real é o único percurso do Brasil que contém demarcação por 1780 quilômetros sendo 2 mil marcos no total e este fator influenciou fortemente na opção dos cavaleiros pela escolha do Caminho, que oferece terrenos diferenciados compostos por trilhas, estradas de terra e asfalto. O percurso todo oscila subidas longas e curtas, muitas áreas sombreadas, e a maior parte do trajeto é composto por estradas de terra, praticamente 70%, em seguida por asfaltos e trilhas. “Este percurso é favorável para a expedição, demonstrando a ótima resistência do cavalo em trajetos longos e confirmando que é possível percorrê-lo assegurando o bem-estar do animal, confirmados através de testes e exames laboratoriais que serão colhidos durante toda a viagem, para mensurar o rendimento e a saúde dos cavalos”, reforça Castejon. Esse trabalho será coordenado pelo professor Mateus Rodrigues Paranhos, da Unesp Jaboticabal, zootecnista especializado em bem-estar animal. Os resultados serão divulgados periodicamente.

Os cavaleiros:

 

Jose Henrique Meirelles Castejon – produtor rural nos estados de SP/MG. Reside em Avaré – SP

Começou a cavalgar aos 6 anos participando de caçadas, atividade que praticou em família por muitos anos. Em 1974 começou a jogar polo, atividade que manteve por 40 anos, participando de torneios nacionais e internacionais. Criador de cavalos de polo com mais de 500 animais produzidos. Desde que se aposentou do Polo, se dedica a cavalgadas, tendo percorrido o Caminho Frances de Santiago Compostela, desde Logrono, 760 kms; o Caminho da Fé, de Aguas da Prata a Aparecida, (330 kms) e diversas cavalgadas, na Argentina e Brasil, nos estados de SP, MG, RS

 

Paulo Junqueira Arantes – empresário – cavaleiro profissional. Reside em Curitiba

Começou andar a cavalo ainda criança, em fazendas dos avós no interior paulista e mineiro. Foi criador de cavalos Mangalarga e diretor do Núcleo de Criadores. Como apaixonado por cavalos e cavalgadas, fez inúmeras viagens a cavalo em todas as regiões do Brasil, e em vários destinos internacionais como Africa do Sul, Argentina, Botsuana, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Italia, Mongolia, Namibia, Peru, Portugal, Turquia e Zimbabue. Vivendo experiências únicas e inesquecíveis em suas viagens, resolveu aliar sua paixão a seus conhecimentos empresariais e em 2004 criou a agencia Cavalgadas Brasil, www.cavalgadasbrasil.com.br É um dos fundadores do Instituto EquusBrasil www.equusbrasil.com.br e da ExpoCavalos www.expocavalos.com.br

 

Sergio Lima Beck– hipólogo, cavaleiro profissional, instrutor de doma e equitação. Reside em Curitiba, PR

Atuou como juiz da ABCCMMarchador e como professor no Curso Superior de Equinocultura da PUC-PR. É técnico credenciado da ABCCBretão. Autor de artigos para diversas publicações e dos livros EQUINOS , Mangalarga Marchador e do Manual de Gerenciamento Equestre. Realizou trabalhos na Alemanha, Inglaterra, Peru e Portugal. Presta assistência hipotécnica a vários haras no Brasil e um haras na Alemanha. Participou de cavalgadas em diversos destinos do Brasil, na Argentina, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Islandia, Peru e Estados Unidos.

 

Frederico Castejon Simioni – zootecnista e produtor Rural em SP-MS-MT Reside em Ribeirão Preto – SP

Criador de Quarto de Milha com base em um plantel de mais de 45 anos de seleção, que teve início quando seu avô, trouxe os primeiros animais da Kings Ranch em 1969 Apaixonado por cavalos, participou de várias cavalgadas pelo Brasil, incluindo o Caminho da Fé, de Aguas da Prata a Aparecida, (330 kms) e vários Safaris à Cavalo em países Africanos como Botswana, Namíbia e Tanzânia. Em suas criações, pratica o Bem Estar Animal, sempre respeitando as necessidades, comportamentos naturais e limites de cada indivíduo. Desenvolve e contribui com trabalhos científicos ligados ao tema, Bem Estar Animal em parceria com Universidades como a UNESP de Jabuticabal.

 

Confira abaixo algumas entrevistas sobre a Cavalgada nas emissoras Canal Rural e Canal Terra Viva:

Terra Viva – Bem da Terra http://tvterraviva.band.uol.com.br/noticia.aspx?n=772963

Canal Rural – Jornal da Pecuária http://www.canalrural.com.br/videos/jornal-pecuaria/conheca-aventura-tres-cavaleiros-pelo-brasil-69496

Terra Viva – Dia Dia Rural http://tvterraviva.band.uol.com.br/noticia.aspx?n=773102

 

f